E eu achando que a tradição vinha desde o início dos jogos, na Grécia Antiga.
Naquela época os gregos acendiam o fogo usando um espelho côncavo que concentrava os rais do sol, e essa chama permanecia ardendo até o fim dos jogos, mas não havia nenhuma tocha na história.
Foi o biruta do Hitler quem inventou essa coisa toda de tocha, pra levar o fogo sagrado até Berlim, nos Jogos Olímpicos de 1936. E deu trabalho essa empreitada, por que não sabiam como fazer para que a chama não se apagasse no longo percurso entre a Grécia e a Alemanha.
As tochas:
Londres - 2012
Rio 2016
Hoje atrizes interpretam as sacerdotisas do passado, obtendo a chama do mesmo modo, em frente ao Templo de Hera.
E a cerimônia parece ser bem bonita e emocionante, mesmo sendo vista pela TV.
Aliás, o espírito olímpico é uma coisa muito emocionante.
Ver todos os povos unidos na maior celebração esportiva do mundo é lindo!
E a coitada da chama tem que correr esse mundo todo mas mãos de alguns privilegiados que fazem todo esse cerimonial parecer um circo. Até de paraquedas a tocha pulou!
Enfim... os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro ainda não foram oficialmente abertos mas a bola já está rolando, literalmente.
Na primeira competição dos brasileiros, o futebol feminino deu show na vitória de 3 a 0 contra a China.
Que os deuses do Olímpo tenham piedade do nosso povo e nada de ruim aconteça nessa festa.
Beijo gigante
A Chama Olímpica é um dos símbolos dos Jogos Olímpicos, e evoca a lenda de Prometeu que teria roubado o fogo de Zeus para o entregar aos mortais. Durante a celebração dos Jogos Olímpicos antigos, em Olímpia, mantinha-se aceso um fogo que ardia enquanto durassem as competições. Esta tradição foi reintroduzida nos Jogos Olímpicos de Verão de 1928. Nos Jogos Olímpicos de Verão de 1936, pela primeira vez ocorreu uma estafeta de atletas para transportar uma tocha com a chama, desde as ruínas do templo de Heraem Olímpia até ao Estádio Olímpico de Berlim.
(Wikipedia)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe seu comentário, recado, sugestão.
É sempre bom saber o que acham daquilo que a gente faz com amor e carinho.
Seja bem-vindo sempre que desejar voltar!