Páginas

sexta-feira, 6 de abril de 2012

O estranho caso do cachorro morto

O título pode parecer estranho, mas trata-se de um livro lindo.


O Estranho Caso do Cachorro Morto
Autor: Haddon, Mark
Editora: Record
Christopher John Francis Boone é um garoto autista que sabe tudo sobre matemática e quase nada sobre seres humanos. Após descobrir o cachorro de sua vizinha morto, decide investigar o assassinato e acaba descobrindo muito mais do que procurava.
Várias partes dele me emocionaram, porém uma foi especial:

"O que ocorre na realiadade quando você morre é que seu cérebro pára de trabalhar e seu corpo apodrece, como aconteceu com o coelho, quando ele morreu, e nós o enterramos na terra, nos fundos do jardim. E todas as suas moléculas foram partias em outras moléculas que se misturaram à terra, são comidas por vermes e vão para as plantas, e se a gente cava no mesmo lugar, dez anos depois, não vai encntrar nada, exceto o esqueleto. E mil anos depois, o esqueleto também desaparece., Mas, tudo bem, sendo assim, porque agora ele é parte das flores, da macieira e dos arbustos.
Quando as pessoas morrem, às vezes, são colocadas em caixões, o que significa que elas não se misturam com a terra por bastnate tempo, até a madeira do caixão apdrecer.
Mas a Mãe foi cremada. Isso significa que ela foi colocada num caixão e queimada e virou pó, e depois cinza e fumaça. Eu não sei o que aconteceu com a cinza e não pude perguntar no crematório por que não fui ao funeral. Mas a fumaça sai pela chaminé, entra no ar e tem vezes que eu procuro no céu e fico achando que há moléculas da Mãe lá em cima, ou ns nuvens sobre a África ou sobre a Antártica, ou caindo como chuva nas florestas tropicais do Brasil, ou como neve em algum lugar."

Eu adorei o livro. Foram 287 páginas que eu devorei em dois dias.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário, recado, sugestão.
É sempre bom saber o que acham daquilo que a gente faz com amor e carinho.
Seja bem-vindo sempre que desejar voltar!