Páginas

segunda-feira, 21 de julho de 2014

Encapando cadernos com fotos


Sempre achei que uma capa de caderno, bloco, agenda ou qualquer coisa do gênero, quando personalizados ficam com um jeito muito charmoso.



Nos meus tempos de decoupagem aprendi que usar fotos em trabalhos era uma tarefa difícil, pois o papel onde elas são impressas não favorece em nada a colagem e a conservação da peça.

Nessa época já se falava que cópias simples, em papel sulfite normal, em impressora doméstica, dava um bom resultado.
Certamente há os defensores das impressões à laser, mas resolvi experimentar essa ideia com a minha impressora HP jato de tinta mesmo.
Usando recursos simples de edição de fotos do Power Point, imprimi uma folha de papel sulfite inteirinha com fotos minhas, do mesmo momento, em vários ângulos diferentes.
Imprimi páginas em preto e branco e coloridas e fui pra bancada ver no que dava.
Utilizei como base um bloco de desenho comprado em papelaria. Como ele tem as páginas lisas, seria ideal para meu próximo sketchbook, mas queria que ficasse, literalmente, com a minha cara.


Pra mostrar como foi que fiz, taí um vídeo, feito com o maior carinho do mundo:




É claro que pode ser um caderno comum, mas é preciso lembrar que as impressoras em geral só imprimem páginas em tamanho A4, a menos que você tenha uma daquelas grandes e maravilhosas que imprimem A3.

As imagens podem ser fotos, desenhos que você goste, rabiscos dos seus filhos e netos, etc.
Pode ser com pauta também, enfim, pode tudo, até mesmo folhas de jornal ou papel de scrap ou de presente.

Essa mesma técnica pode ser aplicada em peças de MDF, cadernos, caderninhos e cadernões.


Usei os mesmos artifícios para fazer os cadernos abaixo:




 Esse aqui é o mesmo caderno de desenho, só que vai ser usado para anotar coisinhas de artesanato que eu não quero esquecer, como receitinhas de novas alquimias que adoro experimentar. Aqui as fotos são as mesmas, só que em preto e branco.


 Nesse outro, também impresso em preto e branco, fiz uma série de repetições da mesma foto do casamento dos meus tios, que aconteceu 54 anos atrás. Todas pequenas e bem juntinhas, fizeram a "estampa" que eu queria, para usar os mesmos adornos que usei no álbum de memórias que fiz pra eles. Serviu como livro de assinaturas no dia da festa comemorativa da data.



Esse outro foi feito ontem, em 15 minutos, para levar ao Shopping Eldorado, onde haveria uma apresentação do Cake Boss, o Buddy, da série de TV apresentada pelo Discovery H&H.

Infelizmente, a caminho do shopping, descobri que metade da cidade teve a mesma ideia e o trânsito estava péssimo, com gente parada no mesmo lugar por mais de uma hora. Obviamente desisti do meu autógrafo e da foto e fui fazer outra coisa, menos estressante. 
É um livro que vou usar para anotar as receitas que faço e aprovo. Por dentro ele tem dois bolsinhos, nas duas contracapas, ambos carimbados com cupcakes bem simpáticos.

Em vez de usar cópias de imagens, usei uma das folhas que ganhei de presente da minha amiga portuguesa, a Milena, que me mandou um monte de mimos, cheios de capricho e carinho.

Bom, por hoje é isso.

Eu gostei demais da conta dos meus trabalhos e ainda vou fazer muita coisa usando a mesma técnica.
Tomara que seja útil pra todo mundo.
Beijos gigantes


3 comentários:

  1. Muito legal o vídeo, Didi!
    E o caderno ficou show!!
    Beijocas

    ResponderExcluir
  2. amei a dica ,e vou utilizar ate para encapa os caderno das criança.....

    ResponderExcluir
  3. Ah! Eu adorei também... Muito legal ter um caderno com a nossa cara! Show! Bjão!

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário, recado, sugestão.
É sempre bom saber o que acham daquilo que a gente faz com amor e carinho.
Seja bem-vindo sempre que desejar voltar!