Páginas

sexta-feira, 9 de novembro de 2012

LONDRES e arredores

Londres é uma cidade monumental.
Pela sua história, pelas suas características, pela migração e pelos monumentos propriamente ditos.
Pra cada canto que a gente olha tem uma casa antiga, um palácio, uma estátua de alguém que faz parte da história, um museu, um castelo, enfim... uma loucura.
Ficamos apenas 8 dias lá. Mesmo andando muito todos os dias, muita coisa ficou pra próxima viagem pra lá, por que eu quero voltar.
A primeira coisa que vimos foi o Palácio de Buckigham, como já descrevi em postagem anterior.
Infelizmente chegamos lá no penúltimo dia em que estava aberto para visitas da plebe e as filas eram gigantescas. Eles têm um número pré-estabelecido de pessoas que podem visitar o palácio por dia, durante alguns dias do ano. Fomos informados que para conseguir entrar é preciso madrugar na fila, por isso visitamos apenas as cocheiras do palácio, que já são um escândalo por si só. Até o banheiro de lá dascocheiras é lindo!


O palácio é a residência oficial da Rainha da Inglaterra, Elizabeth II.
Os britânicos costumam se reunir ali, nos momentos de alegria e de tristeza.
Eu achei lindo, majestoso, mas os britânicos  não são unânimes nessa avaliação já tendo sido votado como o quarto prédio mais feio de Londres.
Foi construído em 1703 pelo Duque de Buckingham e comprado pelo Rei Jorge III, em 1762.
Sofreu 75 anos de reformas e tornou-se residencia oficial da monarquia britânica em 1839, no reinado da Rainha Vitória.
A fachada atual, incluindo o famoso balcão que já presenciou cenas famosas, foi reformado em 1913.
É um dos palácios mais conhecidos do mundo, recebendo cerca de 50.000 pessoas anualmente, convidados para banquetes, almoços e jantares, recepções e festas em seus jardins.
Consegui muitas dessas informações no Wikipédia, outras lá mesmo, nos arredores do palácio, ouvindo as explicações de vários guias aos seus turistas.
Eu adoro muito tudo aquilo, mas não ia acordar de madrugada pra pegar fila, não em Londres, não nas férias, não em libras. O negócio é apreciar pela net as fotos do lugar, que é tão espetacular por dentro quanto por fora.


Nos arredores do palácio até os postes têm uma pequena coroa em cima, tudo em comemoração ao Jubileu de 60 anos da Rainha Elizabeth II.


Outro lugar que conhecemos chama-se Little Venice.






Dá pra ir a pé a partir da Paddington Station.

Um grande canal por onde navegam embarcações cheias de turistas, além dos barcos dos moradores.
Às margens do canal muitas pessoas correndo, passeando com seus cães e bebês.
Passamos por eclusas, pelo Zoo e várias mansões ao longo do caminho.





 No passeio ao lado do canal, perto da estação de trem e metrô, prédios comerciais, lojas e restaurantes. Muito interessante.







Barcos ficam estacionados ao longo do canal. Alguns são restaurantes, outros são habitações, com famílias inteiras lá dentro e flores sobre eles. O "IPTU" que garante o lugar desses barcos pelo canal custa em torno de 7 mil libras anuais, de acordo com informação dos guias.

Isso significa que morar num barco não é coisa de pobre, né?



Antigamente os barcos eram puxados por cavalos, que seguiam pelo passeio que ladeia o canal.

Há túneis enormes onde, na impossibilidade de ser rebocados pelos cavalos, os homens dos barcos empurravam as embarcações com os pés pelas paredes, enquanto os cavalos seguiam por cima, até o outro lado dos túneis.






Nesse prédio funciona uma escola.



Esse outro, antiga fábrica de gim, hoje é residencial.



No final do nosso passeio (o canal continua) descemos num lugar chamado Camden Lock. Uma grande feira, como as que temos em praças aqui no Brasil. Em lojas, restaurantes e barracas, vende-se de tudo: comida, roupa, souvenir, artesanato.

  O lugar, pra não perdermos o hábito, é lotado de turistas.



Encontramos uma enorme bandeira do Brasil numa das barracas. Dentro dela a Roberta, brasileira radicada em Londres há 13 anos, que vende churros nessa feira. Descobri a Roberta por que eles tinham Guaraná Antartica para vender, bem na frente do balcão....hehehehe

Pontes atravessam o canal que tem comércio dos dois lados e estação de metrô pertinho também.

Um sujeito super simpático também tinha uma barraca, vendendo os deliciosos macarrons. Pra quem não sabe o que é, macarrons são um tipo de bem-casados de vários sabores, deliciosos. Comprei um monte e comi todos, cada um mais gostoso que o outro! Ui!




Realmente uma prévia de Veneza!




























Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário, recado, sugestão.
É sempre bom saber o que acham daquilo que a gente faz com amor e carinho.
Seja bem-vindo sempre que desejar voltar!