Páginas

sexta-feira, 27 de julho de 2018

Lua de sangue


O nome parece horrível, até meio assustador!
Ele acontece quando a Terra fica entre o Sol e a Lua.
Quando esse alinhamento acontece, a Terra formas sombras na Lua e ela pode ganhar um tom avermelhado, por que recebe apenas a luz que passa pela atmosfera da Terra.

Hoje foi dia de eclipse total, de lua de sangue!
Há dias só se fala nisso, pois seria o eclipse mais longo desse século, com mais de uma hora de duração.

Confesso que fiquei ansiosa por ver tudo isso acontecendo - meu pai mora na lua, vocês lembram?
E fiquei esperando a hora, 17:40h, horário em que a lua devia nascer, aqui em São Paulo.

Havia uma névoa/poluição espessa e baixa e quando finalmente a lua surgiu, com mais de meia hora de "atraso", o eclipse total já havia passado, aparecendo  apenas um pedacinho dela iluminado, como uma lua crescente.
E a luz que vinha dela não tinha cor diferente da que costumamos ver quando ela enfeita nosso céu: branco amarelado, sujinho...

Fiquei decepcionada por não vê-la vermelha, laranja, sei lá, mas um eclipse é sempre maravilhoso.
A natureza é maravilhosa!

Não sei quantos eclipses já vi na vida, da lua, do sol.
E sempre me emociono quando penso na imensidão do universo e de tudo que pode haver por aí e a gente sequer imagina.

Muita gente viu, muita gente fotografou.
A tecnologia nos permite gravar essas imagens pra sempre, mesmo que não tenha sido possível ver do começo ao fim, ao vivo e com todas as cores.

Já não se pode dizer "eu vi a lua de sangue" sem que outros milhões de pessoas digam o mesmo.
Muitos, porém, poderão contar que estavam olhando pro céu dia 27 de julho de 2018, quando o eclipse mais longo de século aconteceu.
E quem não viu, por qualquer que seja a razão, ou não se lembrar mais disso, poderá ver as imagens, lindas, que só a natureza pode nos apresentar.

Janeiro de 2019 já tá quase aí. Outro eclipse total vai acontecer. Não tão longo, mas igualmente lindo, tenho certeza.

Quem sabe eu estarei novamente de boca aberta, olhando pro céu, pra ver tudo isso novamente!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário, recado, sugestão.
É sempre bom saber o que acham daquilo que a gente faz com amor e carinho.
Seja bem-vindo sempre que desejar voltar!