Páginas

segunda-feira, 17 de setembro de 2018

SANTIAGO - a cidade



É a capital e a maior cidade do Chile. 
Está localizada ao lado da Cordilheira dos Andes, uma cidade linda e moderna.
Há muitos brasileiros fazendo turismo em Santiago e não era raro ouvir um português alto e claro bem do lado da gente.

A cidade é bem moderna, cheia de prédios com arquitetura assinada - todos os prédios têm uma placa na fachada indicando quem foi o arquiteto responsável. Há lindas construções por toda a cidade.
Tudo é muito limpo, as pessoas são agradáveis e prestativas.
Em várias ocasiões, na entrada do metrô, pessoas nos ajudaram a embarcar na direção certa e foram muito simpáticas conosco.
Aliás, os santiaguinos são assim, em geral, em todos os lugares. Tentam nos entender e se fazer entender também. Quem ainda pensa que português e espanhol são parecidos pode sofrer um pouco, por que eles falam muito rápido e a coisa toda fica parecendo árabe. Dessa forma tente falar devagar pra ser entendido. Eles fazem a mesma coisa.

Na primeira semana de setembro ainda falta um mês pra terminar o inverno. Viajamos com uma previsão de temperatura entre 4 e 19°C. No entanto fez calor pra caramba.
Precisei até comprar roupinhas frescas por lá.


Dá pra fazer muitos passeios a pé. Leve sapatos confortáveis e aproveite a paisagem e a arquitetuta.















Para trocar seu dinheiro por peso chileno, o ideal é ir até as ruas do centro, especialmente a Agustinas, onde se concentram várias casas de câmbio, uma ao lado da outra. Também encontramos casas de câmbio no bairro da Providencia, rua Pedro Valdívia, onde os preços não foram muito diferentes das lojas do centro. Nos começos e fins de semana os preços caem bastante. Se possível faça suas trocas no meio da semana. Se você tem alguma nota de dólar manchada pela umidade, rabiscada de caneta ou tinta, por menor que seja a mancha, as casas de câmbio não vão trocar seu dinheiro, viu? O hotel provavelmente também não vai aceitar a nota.
Achei tudo bem caro por lá. Dizem que “quem converte, não se diverte”, né? Porém, na minha opinião, se a gente não converte perde completamente a noção dos gastos e pior, de quanto dinheiro levar ou dispor para a viagem. Por exemplo: uma coca-cola em lata custava, em Santiago, pelo equivalente a 12 reais. Na minha opinião isso é muito caro! Ainda mais pra mim, q eu sou meio viciada no refrigerante. Uma taça de vinho poderia custar a mesma coisa. O problema é que eu não bebo. Me ferrei....heheheheh
Pra subir o elevador do Sky Costaneira, pagamos quase 100 reais por pessoa. Isso mesmo, só pra subir o elevador, já que lá em cima não tem nada (exceto a vista incrível, é claro) além de banheiros... Não sei sua opinião, mas eu acho caro pra chuchu.


Consultei vários blogs e canais do Youtube sobre o melhor lugar para ficar em Santiago. 
Muitas foram as sugestões para o bairro da Providencia, o mais procurado pelos brasileiros. Escolhi Las Condes, um bairro coladinho à Providencia e até agora não entendi bem onde começa um e termina o outro.
Como tenho uma memória ridícula de ruim, acho melhor deixar tudo guardadinho aqui, pra quando quiser recordar.
O que vi por lá? Olha só...
PALACIO LA MONEDA






É o  palácio do governo. 
Cheio de história, gostaria muito de tê-lo visitado. Porém, as visitas devem ser agendadas pela internet com pelo menos uma semana de antecedência. Só descobri isso lá na porta, o que me deixou bem decepcionada.


Em setembro se comemoram as Festas Pátrias no Chile. - 18/9 - dia da independência nacional e 19/9 - dia das glórias do exército. É o maior feriado chileno e quase tudo fica fechado, inclusive pontos turísticos e supermercados. As comemorações incluem festas nas ruas e parques, tudo enfeitado com as cores do Chile.

PLAZA DE ARMAS


É uma praça enorme, muito bem cuidada, com carabineiros à cavalo policiando o local (os cavalos enormes bebendo água na fonte foi muito legal de ver) que tem a sua volta muitos prédios imponentes e importantes.


  


Li muitos comentários acerca da segurança em Santiago. Fui prevenida sobre os assaltos, roubos de celulares, etc. No entanto, não vi nada que sequer sugerisse violência em nenhum dos lugares onde estive. Todo mundo tranquilo, tirando fotos e conversando numa boa, tanto turistas quanto locais.
Segundo o guia que nos levou até Valparaíso, esses fatos acontecem apenas no centro e apenas nos horários de pico, quando “bandos” atuam as regiões centrais da cidade.
A segurança dos bairros é particular e independente. No centro é feita apenas pelos carabineiros (a PM de lá), pois esses podem portar armas e a segurança privada não.
Mesmo no centro pareceu tudo tranquilo. Tive a felicidade de não presenciar nenhum assalto ou furto e andei tranquilamente pelas ruas do lugar.

MUSEU DE HISTÓRICO NACIONAL


Sou a doida dos museus e teria ficado o dia inteiro lá dentro, não fosse o fato dos meus acompanhantes não compartilharem o meu gosto por história e coisas antigas. 
Na entrada nos encaminharam até a bilheteria. O rapaz que estava lá nos perguntou de onde vínhamos. Quando falamos que somos brasileiros ele nos surpreendeu dizendo que para os brasileiros o ingresso ao museu era gratuito, já que os brasileiros estão tão duros quanto os chilenos. 
É o tipo de coisa que nos faz rir e chorar ao mesmo tempo!











  Adorei ver a história retratada em peças de toda sorte, pinturas enormes, peças delicadas como um presépio gigante todo feito de continhas minúsculas.


Na entrada tem uma Máquina do Tempo. 
Ficamos curiosos e esperamos 5 minutos para entrar nela. Um rapazinho todo vacilante mas com ares de dono da máquina, nos fez sentar, instalou em cada um de nós fones de ouvido e óculos de realidade virtual, cheio de recomendações do tipo “não mexam em nada”.


Bem fraquinho, mas valeu a pena de qualquer maneira.
Nunca tinha experimentado óculos desse tipo e achei legal, apesar de ver por lá um desenho animado contando a história da independência do Chile.




 



 


 


 


 
 





CATEDRAL METROPOLITANA

 San Tiago


Grandiosa, para dizer o mínimo. Fiquei encantada com os detalhes. E o silencioso respeito de todos lá dentro.






A crípta fica no subsolo da igreja.


PARIS - LONDRES












Uma pequena parte das ruas do centro têm esse nome por sua arquitetura.
Muito gostosinho andar pelas ruas de paralelepípedo em meio aos prédios antigos e com estilo europeu.

MERCADO MUNICIPAL

É uma versão pequena do Mercadão da Cantareira, onde é possível encontrar, principalmente, frutos do mar.

Muitos restaurantes podem ser encontrados no mercado e escolhemos o Dode Augusto, indicado pelo guia. 
São 3 restaurantes do mesmo nome dentro da área de alimentação do mercado.




 Comi a melhor empanada da vida nesse lugar, de queijo com camarões. O defeito dela é que era muito grande e que o meu olho é maior ainda. Comi duas, além de uma salada e com isso abasteci meu paladar para empadanas para sempre!


Dentro do mercado há também muitas lojas de souvenires, com preços melhores do que os praticados nas outras lojas do gênero na cidade. Bem legal, especialmente se você gosta de levar lembranças da viagem em forma de cacarecos da terra.

Uma coisa me deixou boquiaberta: o banheiro. Péssimo, sujo, praticamente “exposto na Medina”, pago (700 pesos chilenos), com uma mulher super mal-humorada e antipática plantada lá dentro. Tá certo, esse é um trabalho bem cruel, mas eu não tenho culpa disso, né?
Quando lembro que paguei 580 pesos chilenos numa garrafa de água mineral e 700 pesos pra deixar a água naquele banheiro horrível, fico até brava!

O preço da água é outra coisa que não consegui entender até agora. Quando chegamos no hotel, quase meia noite, cheios de sede, encontramos no quarto uma garrafa de água com uma tag:
Isso mesmo, meu povo, 6 dólares a garrafa de 1,5 l de água!


No supermercado Jumbo do Center Costanera tinha quase um corredor de águas minerais. Compramos uma garrafa de 1,5 l por 580 pesos chilenos. Na mesma prateleira havia garrafas de 500 ml por 900 pesos chilenos! E havia muitas outras marcas, com os mais diferentes preços, todos caros a beça. Concluímos que a água do hotel deveria ter sido derretida e transportada dos Andes....hehehehe

CERRO SANTA LUCIA






Olhando de baixo parece ser apenas mais um morro com uma construção com cara de castelo que pode ser vista da rua. Engana-se quem pensa que é só a feirinha de artesanato indígena o que se encontra naquele lugar. 



A gente vai subindo, subindo, subindo, subindo..... e uma paisagem linda vai se descortinado a cada lance de escadas, alguns deles de pedra bem lisa e escorregadia.





Os prédios modernos vão se misturando e aos poucos dão lugar a construções antigas e à natureza...






























  





O lugar é incrível, vale a pena subir aquilo tudo, mesmo que você chegue lá em cima meio morto!

LASTARRIA


Bairro conhecido pela boêmia. Não conheci esse lado da cidade por que não sou de sair à noite e mesmo que fosse, não conseguiria aguentar em pé mais do que aguentei. No entanto passei por lá na descida do Cerro Santa Lucia. Simpático pelos restaurantes com cadeiras na calçada, nos conquistou para um almoço despretensioso.

 PATIO BELLA VISTA




Centro cultural e gastronômico muitíssimo simpático.


Ali existem muitas opções de restaurantes e muitas lojas.



Foi onde encontrei a aliança de lápis-lazúli do tamanho do meu dedo. É difícil, gente...meu anelar é tamanho 16!

Lembro que já tive um anel com essa pedra, muuuuuitos anos atrás. Não tenho a mínima ideia de onde ele foi parar.

O que é lápis-lazúli?
“Lápis-lazúli ou lazulita é uma rocha metamórfica de cor azul, de opaca a translúcida, composta especialmente de lazurita e calcita utilizada como gema ou como rocha ornamental desde antes de 7 000 a.C. em Mergar, na Índia (atualmente, Paquistão), nas minas de Sar-i Sang em Chortugai (no norte do Afeganistão) e em outras minas na província de Badaquistão (nordeste do Afeganistão).
O lápis-lazúli foi altamente valorizado por civilização do Vale do Indo (3 300-1 900 a.C.). Alguns fragmentos de Lápis-lazúli foram encontradas nos enterros do Neolítico em Mergar, no Cáucaso e até mesmo longe do Afeganistão como a Mauritânia.]A sua cor, azul-escura e opaca, fez com que esta gema fosse altamente apreciada pelos faraós, como pode ser visto por seu uso proeminente em muitos dos tesouros recuperados dos túmulos faraônicos. Por exemplo, foi usado na máscara funerária de Tutankhamon (1341-1323 aC).
É ainda extremamente popular hoje. Trata-se de uma rocha, e não de um mineral, já que é composto por vários minerais.”
Fonte: Wikipedia

HOTEL ATTON EL BOSQUE



Encontrei esse hotel 4 estrelas numa busca simples no site do Booking (https://www.booking.com). Por causa associação preço/localização, acabei optando por me hospedar lá.
Fica em Las Condes, um bairro nobre, pertinho do Costanera Center, um shopping bem grande e cheio de opções distribuídas em 5 andares. Lá está o acesso ao Sky Costanera.
Você pode pagar suas diárias com pesos chilenos, mas irão cobrar uma taxa de 19% sobre o valor total.
Na imigração recebemos um cartão que dá direito a isenção dessa taxa para pagamento em dólar americano ou no cartão de crédito. Lembrar que as compras com cartão de crédito no exterior têm um acréscimo de 6,38% de IOF e o valor a ser pago vai variar de acordo com o câmbio da data de pagamento da fatura.
Se você tem dólares americanos pode ser vantajoso usá-los no pagamento da diária.

O hotel é como todo hotel moderno. Tem o café da manhã bem simpático e diversificado incluído no preço da diária.

O restaurante é gostoso e tem algumas opções bacanas, como o Le Chupe de camarões que foi sugerido pelo garçom e eu adorei.
Há também a opção de refeições completas por 11.900 pesos chilenos.


Falando em garçom, perguntei se havia alguém que falasse português e nos apresentaram o Steve. O português dele está mais pra portunhol, mas o cara é mega atencioso e simpático. Nos atendeu praticamente em todas as ocasiões que estivemos no restaurante. Fica aqui o nosso elogio, ele merece!
O pessoal da recepção não é de muitos sorrisos, mas nos atendem com cortesia e profissionalismo.

No 18º andar do prédio estão a piscina (não é aquecida, pelo menos não esteve aquecida nos dias que estivemos por lá), sala de ginástica, um centro de convenções e uma sala bem gostosa de onde podemos observar a Cordilheira dos Andes (bem pertinho) e parte da arquitetura da cidade.











A visão da Cordilheira dos Andes de muitas partes da cidade é um privilégio maravilhoso.

Apesar de não ter nevado muito esse ano, pode-se ver neve no topo das montanhas. Um belíssimo espetáculo em qualquer hora do dia e encantador ao cair da tarde, quando o pôr do sol transforma a paisagem com um tom avermelhado incrível.


E o belo por do sol entre os prédios.




A estação de metrô mais próxima ao nosso hotel foi a TOBOLABA. Essa é uma das estações de conexão com outra linha e pudemos ir a todos os lugares que queríamos ir partindo dela.
Eles têm 110 km de metro, em várias linhas (São Paulo ainda não chegou a 100km). Quem já andou de metrô não vai ter dificuldade em circular pelas várias estações e linhas de cores diferentes. Quem nunca andou vai conseguir se movimentar pois é tudo bem sinalizado e os santiaguinos parecem alegres em nos orientar nas estações.




De uma estação pra outra você pode mudar de um trem todo moderninho, com ar condicionado e tal, para outro bem velho e feio.
O preço da passagem varia de acordo com o horário. Nos horários de maior movimento a passagem é mais cara.

Se você tem mais de 60 anos pode pagar menos, desde que tenha cadastro de idoso na cidade, ou seja, não adiante chegar lá dizendo que é idoso, mostrar documento na bilheteria. Só com cadastro mesmo você consegue pagar menos pela passagem de metrô.

 TURISTIK


É a empresa de turismo que parece controlar quase tudo em Santiago.
Você vai encontrá-los em muitas partes da cidade, principalmente nos shoppings e pontos turísticos. Muitos falam português e tem brasileiros a beça trabalhando pra eles.
Você pode contratar um tour pela cidade por 23000 pesos por pessoa. O passeio inteiro tem duração de 2 duas e meia e você pode descer em 12 pontos diferentes e embarcar novamente nesses pontos quando quiser.

A viagem começa às 10h30 e é possível subir e descer do ônibus em qualquer dos pontos até as 18h. Os ônibus vermelhos de dois andares passam em cada parada com intervalos de 25 minutos. 
Você vai receber um mapa e um fone de ouvido, com opção para ouvir as explicações sobre os lugares por onde passa em vários idiomas. Ouvi muitas coisas interessantes sobre a cidade e sua história durante meu passeio.

Você pode fazer esse passeio em dois dias, incluindo o teleférico, por 30000 pesos chilenos.
A empresa oferece várias opções de passeios pelos arredores de Santiago, incluindo Valle Nevado, Valparaíso e Vinã del Mar e dão descontos para quem faz mais de um passeio com eles.

Achei tudo bem caro por lá. Dizem que “quem converte, não se diverte”, né? Porém, na minha opinião, se a gente não converte perde completamente a noção dos gastos e pior, de quanto dinheiro levar ou dispor para a viagem. Por exemplo: uma coca-cola em lata custava, em Santiago, pelo menos o equivalente a 12 reais. Na minha opinião isso é muito caro! Ainda mais pra mim, que sou meio viciada no refrigerante. Uma taça de vinho poderia custar a mesma coisa. O problema é que eu não bebo. Me ferrei....heheheheh
Pra subir o elevador do Sky Costaneira, pagamos quase 100 reais por pessoa. Isso mesmo, só pra subir o elevador, já que lá em cima não tem nada (exceto a vista incrível, é claro) além de banheiros... Não sei sua opinião, mas eu acho caro pra chuchu.

Exceto pelos preços, já que o real não está valendo grande coisa nem mesmo em outros países da America do Sul, o Chile é um lugar pra se visitar muitas vezes.
Outros lugares ao norte e ao sul, podem nos trazer lembranças bem boas.
Espero poder voltar e ver mais coisas lindas como as que vi em Santiago.






Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário, recado, sugestão.
É sempre bom saber o que acham daquilo que a gente faz com amor e carinho.
Seja bem-vindo sempre que desejar voltar!