Páginas

domingo, 6 de março de 2011

Tempo

Falando do tempo...

Não quero saber se chove ou se faz sol.
Não quero saber que horas são.
Não quero saber quantos dias tenho que trabalhar pra receber meu salário.
Não quero saber quanto falta pra aposentadoria.

O tempo a que me refiro é aquele que a gente não vê passar, não sente passar.
É aquele que ensina coisas importantes e nos deixa sábios.
No entanto, nem toda sabedoria do mundo é capaz de nos fazer entender que cada minuto que passa nunca é mais, é sempre menos.
Sabedoria não faz a gente se conformar com as rugas, com o cansaço, com a velhice, com o abandono.
Eu odeio envelhecer...
Esses dias estive conversando com minha mãe sobre isso e me surpreendi quando a ouvi falar a mesma coisa.
Não sei de onde eu tirei que ela não se importava com isso!
Ela se importa sim. Odeia saber que a cada dia envelhece mais um pouco, perde um pouco mais do viço, da energia, da saúde.
Acho que são essas perdas que fazem dos velhos, pelo menos da maioria deles, pessoas tristes, com olhos cansados, sem vontades, sem desejos.
Será que a noção de que a morte se aproxima fica rondando os pensamentos dos mais velhos?
Será que é o medo do inevitável, do fim da vida, que leva tantos mais vividos para as religiões?
É nas igrejas que se vê a maior concentração de velhinhos, talvez arrependidos dos seus pecados, talvez arrependidos do que não fizeram, com medo de ter que prestar contas em algum lugar pelas dores que causaram, pelo carinho que não fizeram, pelo amor que negaram.
Eu não tinha e nem tenho medo de morrer, mas tenho pavor de envelhecer.
Ficaria feliz se pudesse morrer logo, antes de me ver reduzida a um monte de rugas e lembranças (ou a falta delas, né?), à inveja dos jovens que podem e fazem tudo, sem imaginar que um dia chegarão lá também.
Como eu gostaria de ter 15 anos novamente!
É bem provável que eu fizesse as mesmas burradas que fiz, pois só o danado do tempo nos ensina a fazer as coisas de forma mais elaborada, só a experiência que a vida dá nos possibilita cometer apenas os erros que queremos.
Jovens cometem erros achando que estão certos.
Velhos cometem apenas os erros que querem, pois sabem exatamente o que é certo e o que não é.

Eu não gosto de me olhar no espelho.
Começo a odiar sair pra comprar roupas.
Não gosto masi de sair de casa.
Reclamo dos barulhos, dos agitos.
É assim que se envelhece...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário, recado, sugestão.
É sempre bom saber o que acham daquilo que a gente faz com amor e carinho.
Seja bem-vindo sempre que desejar voltar!