Páginas

sábado, 3 de novembro de 2012

LONDRES, a chegada

Eu sempre ouvi dizer que Londres é uma cidade fria e molhada, que os dias são completamente nublados e nunca faz sol.
Disseram também que os ingleses são péssimos.
Eu vi essa Londres fria e nublada, mas nem tão fria nem tão nublada quanto esperava.
Tivemos apenas um dia com chuva e muito frio. O negócio ficou feio pro nosso lado, que tivemos que comprar mais casacos e um guarda-chuvas.
Turista gripado não dá, né?
Quantos aos ingleses fico me perguntando, onde estão os ingleses de Londres? A cidade é completamente invadida por turistas e migrantes. Pelas ruas se ouve todo tipo de idiomas, dos que dá pra distinguir e outros que não dá nem pra imaginar de onde são.
E o povo corre o tempo todo, nas ruas, nas estações de metrô.
Agora entendo menos ainda por que mataram nosso patrício Jean Charles, alegando que ele estava correndo numa estação de metrô. Todo mundo anda desse jeito lá! 

Uma viagem bem cansativa pela British Airways, direto pra Londres.

Sentados na fileira à nossa frente quatro brasileiros, sendo um deles um rapaz bem exibido e mal educado.
Os lugares do avião, na classe econômica, como toda classe econômica, são superapertadinhos. O sujeito tomou um remédio pra dormir de pé, com grande alarde, pra todo mundo ver, se espichou na poltrona dele completamente reclinada pra trás, bem no meu nariz e assim ficou, por 11 horas. Nem na hora do café da manhã, quando eu pedi que ele deixasse o encosto mais vertical para eu poder comer, eu tive esse privilégio. Ele simplesmente me ignorou. Grosso!
A comida do avião estava, acreditem, muito gostosa!
Assisti Homens de Preto 3 e o Homem Aranha novo, sozinha, em português, numa telinha individual instalada nas costas da poltrona do folgado da frente.

Chegamos no aeroporto de Heathow pela manhã. Eram 4 horas mais tarde que no Brasil.



Lá mesmo pegamos um trem expresso, super rápido, que nos deixou na Paddington Station cerca de 30 minutos depois. 


Por causa das malas, pegamos um táxi (um black cab vermelho...hehehehe), direto pro hotel Corus, na Lancaster Gate. Cabe uma mudança dentro daqueles carros. Éramos 4 adultos, cada um com duas malas e todo mundo foi num táxi só! A estação é próxima ao hotel e gastamos 6,80 libras até lá.
Ainda eram 10 e meia da manhã e nossas acomodações só estariam disponíveis após às 14:30h.

Fomos conhecer as redondezas do hotel, que fica bem em frente ao Kensington Park, compramos mapas.

Fomos até o metrô, também bem pertinho (Lancaster Gate Station). 


O metrô é superhipermega antigo, com trens apertadinhos e sempre lotados de gente falando todo tipo de idioma. São tantas linhas que dá pra dar um nó na cabeça do sujeito no começo da viagem.



Só o meu marido mesmo pra entender aquilo.
Os degraus das estações ainda são de metal daquele tempo!



Fomos seguindos os mapas até o Palácio de Bukingham. 



Quase tive um troço quando cheguei lá. Aquilo que a gente sempre vê na TV e nas revistas estava ali, grandioso, bem na minha frente.


O mesmo muro onde deixaram tantas flores quando a princesa Diana morreu, a mesma varanda onde ela e o principe Charles, assim como o principe Willian e a princesa Kate acenaram pra multidão no dias de suas bodas. É de arrepiar, pra quem foi e é fã da princesa como eu.


Os brasões nos portões, os "soldadinhos de chumbo", tudo estava lá! Os guardas trocando o turno, tudo compassado, lindo!



Havia tanto turista que pra tirar uma foto a gente tem que esperar...



Visitamos as cocheiras reais, onde ficam os cavalos - tratados a pão de ló -, o pátio de exercício dos animais e as carruagens.



Essas são um assunto a parte. A carruagem usava pela rainha Elizabeth no dia da coroação, 60 anos atrás, é uma coisa tão pitoresca, tão esplendida que parece de mentira. Quase uma alegoria!
Tudo pareceu espetacular, como um conto de fadas.






Achei os moradores de Londres magros e elegantes, com seus casacos compridos, cachecóis maravilhosos, botas e meias grossas. Não vi muita gente de tênis, mal vestido. Nem mendigos...


A cidade é muito arborizada naquela região, tudo limpo.




Incomoda um pouco a mão inglesa no trânsito, com os carros andando pelo lado errado das pistas.
Parece que a gente vai ser atropelado a qualquer momento, pois estamos acostumados a olhar pro lado contrário. Mas todos respeitam os sinais de trânsito, as faixas de pedestre. Se houver uma luz amarela na faixa de pedestre, os carros param na hora que tiver alguém querendo atravessar, tudo normalmente.



Depois que os cavalos passam, atrás deles vem um caminhão lavando a rua.


Voltamos de metrô pro hotel, que nos deu um quarto absolutamente minúsculo, onde até a cama é encostada na parede. O ar condicionado só esquentava (reclamamos todos os dias), mas tinhamos uma grande banheira branca e um chuveiro legal.


 
E mais, estávamos de frente para o Kensigton Park, localização bem privilegiada.
Minha primeira impressão de Londres foi ótima.
Era só o começo da nossa jornada!

3 comentários:

  1. Que show de viagem, Didi!
    Amei as fotos!

    Beijos!

    ResponderExcluir
  2. Olá!!!
    Estou adorando conhecer o seu blog,principalmente ler sobre a sua jornada em Londres,que coisa mais linda esse lugar....
    Parabéns pela viagem!
    Beijos.

    ResponderExcluir
  3. Ai, que delícia de lugar, hein? É um dos que tenho desejo de conhecer. Depois tem Paris, Suécia... Adorei acompanhar seu relato de viagem!!!
    Beijos

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário, recado, sugestão.
É sempre bom saber o que acham daquilo que a gente faz com amor e carinho.
Seja bem-vindo sempre que desejar voltar!